Ao lidar com um ambiente de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é importante conhecer o comportamento de seus recursos e saber determinar se eles estão atendendo a contento ou não. Sendo assim, a melhor maneira de saber isso é através do monitoramento.
Não podemos dizer se o tempo de resposta de uma página web está ruim ou bom, ou ainda, se um banco de dados está crescendo ou prestes a atingir a capacidade do storage sem dados de monitoramento, sem antes termos tais dados e então determinarmos suas características comportamentais.
O monitoramento está em toda parte de quem lida com TIC, e pode ser realizado por diversas ferramentas, de diversas maneiras, atendendo a diversas necessidades e possibilitando inúmeros insights.
Com o monitoramento contínuo, atendemos o Executivo, o Gestor e o Analista, além é claro, do cliente final que consome o produto. Ele é uma disciplina universal e representa uma jornada de coleta, exploração, análise de dados e apresentação de insights.