COLETA DE DADOS
Em mundo de termos como data science e big data, por quê a coleta de dados é a base para o sucesso de qualquer negócio?
Vivemos na era dos dados!
Hoje em dia, se você é minimamente antenado nas tendências de mercado, é muito provável que você já tenha ouvido termos como: algoritmos, indicadores, Data Science ou Big Data.
E se existem tantas práticas ou movimentos circulando ao redor dessa temática, é porque pensar nos dados é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
O que são dados?
Dados é um termo muito amplo!
Mas quando se trata de tecnologia, pode estar atrelado a informações relativas a qualquer setor da sua empresa e no seu relacionamento com os seus clientes. Desde os eventos, performance, incidentes e o uso da sua infraestrutura.
Assim, ao coletar dados, você poderá acompanhar o desempenho e status da sua operação, metrificar com base na realidade a qualidade do seu atendimento.
Através disso, você poderá implantar uma tomada de decisão assertiva e focada na geração efetiva de resultados.
Quais dados podem ser coletados?
Isso depende das necessidades da sua empresa e os objetivos que você tem para a utilização dos dados.
Desta forma, uma análise plena do funcionamento da sua organização e quais são as metas que você deseja alcançar é o primeiro passo para realizar uma coleta eficiente.
É importante lembrar que o assunto de dados precisa ser lidado com cautela.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi sancionada em agosto de 202. Por conta disso, as empresas precisam garantir a segurança dos dados que coletam e a conformidade nas práticas implantadas.
SUA EMPRESA AINDA NÃO ESTÁ NA CORRIDA DA LGPD?
As sanções iniciarão em agosto de 2021! Garanta a segurança dos dados dos seu clientes e a conformidade perante a Lei Geral de Proteção de Dados.
Os benefícios da coleta de dados
A coleta de dados pode ser o que você precisa para garantir uma série de benefícios para o seu negócio.
Um exemplo disso é muito claro: ao dirigir um carro, você precisa de indicadores ou instrumento de medição. Esses são dados que você está recebendo sobre o funcionamento do automóvel. E isto é necessário para qualquer dispositivo que esteja atrelado ao sucesso da sua empresa.
GARANTIA DE DISPONIBILIDADE
E com isso, gerar satisfação dos clientes.
ALTA PERFORMANCE DA OPERAÇÃO
Com assertividade na experiência do usuário.
PREVENÇÃO DE RISCOS
E redução de custos na resolução reativa de problemas.
PRODUTIVIDADE EM SERVICE DESK
Acompanhe a performance dos seus times e garanta qualidade no atendimento.
LINKS DE COMUNICAÇÃO
Tenha acesso a informações relativas à performance.
MONITORAMENTO DA EXPERIÊNCIA
Colete informação da infraestrutura e sumarize KPIs.
TOPOLOGIA DE REDES
Tenha informações da performance dos seus ativos de rede e comunicação.
TRÁFEGO DE REDE
Tenha informações como net flow.
PERFORMANCE DOS SERVIDORES
Saiba exatamente como os seus servidores se comportam.
PROJEÇÕES DE VENDAS
Com informações de status, realize a predição de vendas.
MAPA DE CALOR
Saiba as oscilações de latência e indisponibilidade de links e SLA.
GARANTA A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Através de portais de web e o indicador APDEX.
Como realizar a coleta de dados?
A coleta de dados pode ser realizada de diversas formas. Nesse sentido, a Unirede Inteligência em TI possui uma infraestrutura sólida, com ferramentas específicas para coletar dados de ambientes de TI.
Assim como aplicações, base de dados e serviços que são consumidos por usuários e ferramentas de gestão de serviço.
Desta maneira, a escolha de um parceiro experimente é fundamental nesse processo. O mercado é muito amplo. E mais do que escolher a ferramenta certa, é importante ter o conhecimento de como extrair o máximo do seu potencial.
Os fatores mais relevantes para a coleta de dados
Monitoramento: essa é a forma mais efetiva de coletar dados. E também de realmente garantir que essa coleta está sendo utilizada de forma eficiente. Isso se dá porque o monitoramento garante a ação rápida sob possíveis problemas. Para tal, a Unirede possui o serviço de COPs, que monitora ambientes 24/7.
Banco de Dados: é importante ter um gerenciamento de banco de dados. Você reduz gastos, avalia o que você necessita e automatiza processos. Soluções como TOAD e TOAD DataPoint da Quest são recomendadas para endereçar esse desafio.
Proteção de Dados: para garantir a proteção de dados, é necessário implementar soluções que automatizem processos. E que também garantem a integridade das informações mantidas. Soluções como RAPID RECOVERY são essenciais para esse processo.
LGPD: a Lei Geral de Proteção de Dados é um avanço na legislatura brasileira sobre o tema, e mais do que isso, demanda que empresas comecem a pensar em como estão lidando com as informações. Ter um Data Protection Officer (DPO) ou realizar treinamentos com o time é importante.