Você se lembra do bom e velho Fax?
Ah, eu me lembro. Fazia estágio como menor aprendiz em uma agência dos Correios no interior do Rio de Janeiro e era “responsável” por enviar Fax de clientes para grandes empresas no mundo todo. Aquela máquina realmente fascinava a todos!
Bom, o tempo passa, a tecnologia evolui e, todos nós, como pessoas, querendo ou não, estamos envolvidos nesse processo. E claro, as empresas, instituições e todos os tipos de organizações modernas também.
Há bastante tempo, o e-mail surgiu e foi uma tremenda novidade, auxiliando a substituição do velho Fax e outras tecnologias, com ou sem ciência envolvida. Empresas e seus clientes se comunicam “gratuitamente” por e-mails, o que torna seu conteúdo alguma espécie de documento, prova contra crimes ou comprovações de ações, dentre outras formas. Qual empresa moderna que não possui um site? E então, um e-mail? O e-mail chegou há tempos, mas ainda há quem defenda que já está ultrapassado e que seu fim está próximo! Bom, cenas dos próximos capítulos!!!
E quanto ao tema “Colaboração”? Já ouviu falar? A palavra é intuitiva, autoexplicativa. Um ambiente colaborativo nada mais é que um ambiente onde pessoas e/ou grupos inteiros podem executar suas tarefas, compartilhar informações, cooperar entre si e chegar a um resultado de forma mais produtiva.
Mas, o que o e-mail tem haver com tudo isso? Quando o e-mail se tornou um pedacinho do ambiente colaborativo? Boa pergunta, não acha? Vamos à uma das várias respostas possíveis: O e-mail hoje em dia não é mais apenas pessoal. Um diretor de uma empresa pode compartilhar sua caixa postal eletrônica inteira ou parcialmente com sua secretária ou algum outro membro de sua equipe, por exemplo, além de contatos de sua agenda, sua própria agenda, suas tarefas, dentre tantas outras informações. Agora, existe um pequeno ambiente colaborativo onde, diretor e secretária podem acompanhar uma mesma ação de conversação com um cliente sem que haja desencontro de informações. Fantástico, mas não é mais novidade! Muitas empresas já fazem isso!
Grandes empresas da indústria da informação, ou nesse caso, de sistemas informativos, desenvolvem sua própria versão de ambiente de E-mail e Colaboração. Exemplificando, podemos citar a IBM com o Lotus Notes, a Microsoft com o Exchange, a Synacor com o Zimbra e vários outros, pois a lista é longa. Esse último, em particular, é alvo de estudos de caso em pequenas, médias e grandes corporações pela sua particularidade da versão Open Source, ou seja, uma versão do sistema de E-mail e Colaboração não apenas gratuito, mas totalmente flexível, customizável, amigável ao usuário final e de uma escalabilidade totalmente tangível pelos profissionais de arquitetura, bastando compreender a solução a nível de software e o negócio de sua empresa. As outras ferramentas citadas, não ficam nada para trás, porém, são proprietárias e podem gerar alto custo para implementação e suporte, o que pode não ser impeditivo para organizações que desejam realizar tal investimento e desfrutar de suas “features”.
Produtos Open Source, como o Zimbra Collaboration (atualmente em sua versão 8.7), são cada vez mais difundidos por estudantes, profissionais e (por que não?) pela concorrência. Nós, da Unirede Soluções Corporativas, incentivamos o uso dessa ferramenta e nos próximos editoriais tratemos mais sobre o Zimbra Collaboration.
Quer saber mais sobre Zimbras Collaboration e estar apto a implementar e gerenciar em sua empresa? Confira o nosso treinamento EAD sobre o assunto em: http://treinamentos.unirede.net/treinamentos/treinamento-zimbra-collaboration/
Siga-nos em nossos canais de comunicação e fique por dentro de eventos (https://www.unirede.net/eventos/), agenda de treinamentos, webinars e mais notícias.