Monitoramento Corporativo
Precisa monitorar a sua infraestrutura, aplicações e montar os principais indicadores do seu negócio? Conheça os serviços de monitoramento da Unirede. Especialista em coleta de dados.
Já pensou em dirigir um carro sem nenhum tipo de indicador ou instrumento de medição? Imagine então dirigir algo mais complexo, algo como pilotar um avião, totalmente sem indicadores ou instrumentos de medição. Parece bem perigoso, não?
Dirigir uma empresa não é muito diferente, existem diversos indicadores necessários para tomar as decisões corretas e principalmente para validar que o negócio está funcionando (disponível) e com a satisfação dos clientes internos e externos conforme o esperado (performance).
Este conjunto de indicadores pode atender diferentes níveis hierárquicos, auxiliando assim, a correta tomada de decisões nos diferentes níveis, passando de uma simples aquisição de infraestrutura até seleção de um novo mercado de atuação. Saiba mais sobre a importância de monitorar a sua infraestrutura.
Mas como é possível coletar estes dados em estruturas tão complexas e cheias de peças que muitas vezes não possuem nenhum tipo de integração ou sinergia? Neste ponto entra o monitoramento corporativo. Ele é o responsável por dar indicadores quanto a disponibilidade do negócio, sua performance e, principalmente, gerar indicadores que auxiliem na correta tomada de decisões. Estes dados podem servir para qualquer área da empresa.
O monitoramento corporativo é fundamental. Dentro das melhores práticas da gestão de TI ele pode ser visto dentro da Gestão de Eventos, do ITIL v3. Na Unirede, o monitoramento é responsável pela notificação de eventos de acordo com os tipos de coletas e o grau de severidade atrelado a determinado alerta. Sendo assim, ele é subdividido inicialmente nos seguintes escopos:
CAMADA DE INFRAESTRUTURA
Monitoramento de Infraestrutura de TI
O ambiente de infraestrutura de TI é composto por todos os equipamentos e recursos que visam provisionar a camada mais básica de recursos computacionais e transporte de dados. Nesta camada estão os servidores físicos e virtuais, sistemas de armazenamento, ativos de rede, appliances de segurança, sistemas operacionais e demais equipamentos que amparam as aplicações.
CAMADA DE APLICAÇÃO
Monitoramento de Aplicação
As aplicações de um negócio são todos os componentes que estão implementados sobre a camada de infraestrutura e é parte dependente dos serviços finais de um negócio. Nesta camada estão os bancos de dados, servidores Web, servidores de mensageria, softwares de backup, aplicações de segurança, serviços de autenticação e diretório, aplicações proprietárias e outras que estejam vinculadas ao negócio.
CAMADA DE SERVIÇO
Monitoramento do Negócio
A camada de serviço é o negócio fim ao qual a empresa se dedica. Dependendo do nicho de negócio, este possui maior ou menor dependência tecnológica. Nesta camada é identificado o serviço fim da empresa e são mapeadas todas as dependências que influenciam na disponibilidade e desempenho dos serviços. Um exemplo de serviços: Vendas através de comércio físico ou eletrônico.
Qual a Importância do Monitoramento?
O monitoramento é algo necessário para todas empresas, é peça chave no sucesso do negócio ou passo importante para a otimização dos seus resultados. Explore o nosso portfólio de serviços de monitoramento em busca do que é necessário para o seu negócio neste momento, e saiba como monitorar a sua infraestrutura.
As diferentes camadas de monitoramento podem ser implementadas todas em um único projeto ou podem também serem implementadas em fases, seguindo a ordem hierárquica de sua dependência.
A Unirede é especialista em coleta de dados e implementa o monitoramento de infraestrutura de TI, aplicações e negócio através do conceito de monitoramento em camadas. Ficou interessado? Saiba mais sobre monitoramento em camadas baixando o nosso eBook e venha conversar conosco para melhorar os seus resultados e não ser mais impactado (das mais diversas formas possíveis) por indisponibilidades do seu serviço.
Alguns dos benefícios que você irá perceber no curto prazo após a implementação do monitoramento corporativo:
Quais são os impactos de não monitorar a sua infraestrutura?
O principal impacto da falta de monitoramento é não possuir uma visão clara dos acontecimentos na infraestrutura de TI. Sem monitoramento não há visibilidade sobre o funcionamento de serviços, sistemas e equipamentos, muito menos dos seus problemas, impedindo a análise de possíveis soluções.
Saber dos problemas através dos colaboradores. Talvez esta seja uma das piores experiência para uma área que cuida da saúde da infraestrutura de TI. Não saber que a sua infraestrutura está comprometida e os usuários dela avisarem.
Não medir ou não coletar dados de forma correta em tempo hábil para tomar decisões. Geralmente o que ocorre é gastar bastante tempo coletando dados entre sistemas não integrados, o que por muitas vezes, ao final da coleta, acarreta em dados já obsoletos.
Para ter uma visão mais ampla e com maiores detalhes sobre os impactos da falta de monitoramento, veja a nossa publicação: Quais os impactos da falta de monitoramento da infraestrutura de sua empresa? e Você conhece a saúde da sua infraestrutura de TI?
Indicadores e projeções em tempo real com dashboards
Notificações em tempo real quanto a falhas no ambiente
Fácil diagnóstico de incidentes e problemas e rápida atuação
Monitoramento 24 horas por dia e 7 dias por semana
Redução de custos operacionais da TI com automação de ações
Monitoramento multi-vendor para dispositivos e sistemas
Quer saber mais sobre como Monitorar a sua Infraestrutura?
Entre em contato conosco