Em momentos de crise, se diferenciar no mercado é uma obsessão que acomete profissionais de todas as áreas. No segmento de Tecnologia da Informação, ao invés de pessimismo, a crise veio em forma de oportunidades, e o analista de TI que deseja se destacar precisa desenvolver as habilidades necessárias para esse momento. E já podemos perceber que este nicho em particular espera muito mais do que apenas um profissional que entenda de linguagens de programação – ele precisa buscar e entregar resultados.
A imagem de um jovem calado e reativo deixou de ser a mais adequada para ilustrar os bons analistas de TI na atualidade. A área busca cada vez mais especialistas proativos, curiosos para aprender coisas novas e que tenham visão de mercado.
Uma das principais deficiências dos analistas de TI é a ideia de que para atuar é preciso apenas “apertar botões”. A visão, bastante operacional e focada na função, pode comprometer no crescimento profissional do analista em questão. Mas vai muito mais além: a empresa também pode ser prejudicada, já que o analista pode não oferecer aquilo que se espera para suas estratégias de negócio.
Com a TI deixando de ser apenas um suporte técnico e se tornando um setor que auxilia na estratégica do negócio, o analista de TI também deixou de ser apenas um elemento operacional se tornou um elemento de suma importância nas estratégias empresariais.
Mas como um analista de TI pode atuar estrategicamente em uma organização e assim contribuir para o seu diferencial competitivo no mercado? Listamos algumas características importantes que toda empresa focada em TI como estratégia de negócio sempre espera:
Empreendedorismo: não seja apenas um apertador de botões
Empreendedorismo não significa necessariamente ter o próprio negócio, mas sim ter a visão de um todo, do funcionamento completo de uma organização, compreender seu segmento, toda a indústria e suas particularidades. É enxergar como se realiza a estruturação de um negócio, qual o impacto do mesmo nas ações táticas e operacionais, para assim, encontrar oportunidades de melhoria. Para um analista de TI no mercado atual, não dá para ser um mero robô apertador de botões. Pensar é o que nos difere dos robôs.
Além disso, um analista de TI com perfil empreendedor tem mais facilidade em priorizar tarefas críticas de negócio e trabalhar com outras pessoas, já que sabe que é impossível obter qualquer tipo de sucesso sozinho. Para um profissional de TI que pensa que pode fazer tudo sem colaboração de outras pessoas, aprender a trabalhar em equipe é um ponto-chave para o seu desenvolvimento e destaque.
Busca por conhecimento: traga soluções e resultados para o negócio
Buscar conhecimento permite ampliar a capacidade de resolução de problemas e reflete alguém que é apaixonado pelo que faz. Quem trabalha com informação e tecnologia precisa sempre se atualizar, diariamente. Mais do que isso, é importante saber aplicar todo o conhecimento adquirido em situações práticas, de rotina. Para um analista de TI, a busca por conhecimento é o principal pilar de quem trabalha na área e que é preciso sempre afiar as habilidades e capacidades profissionais. A área de TI torna extremamente necessária uma grande capacidade de investigação em conjunto com a criatividade, logo, manter-se atualizado faz parte de um perfil ideal para contribuição estratégica numa empresa.
Comunicação e relacionamento: saiba se posicionar
A área de TI exige, por si só, concentração e foco como poucas. A alta demanda de trabalho muitas vezes pode acabar dificultando a comunicação entre os colegas e até com equipes de outras áreas, pois o analista de TI prefere se focar somente em suas atividades. Como consequência, vem a velha batalha entre a “linguagem de usuário” e a “linguagem do técnico”, que dificulta ainda mais o entendimento entre as áreas.
Essa é uma dificuldade tão grande que em algumas empresas é comum a figura do profissional de relacionamento de TI, uma área interna para fazer o meio de campo entre os técnicos e demandantes. Geralmente, o responsável é um funcionário diferenciado, que sabe se posicionar e se comunicar, mas que também detém o conhecimento técnico para interpretar as necessidades entre as diferentes áreas.
A habilidade de se posicionar diante do cliente — interno ou externo —, aliada ao conhecimento técnico compõem um Analista de TI diferenciado. Estrategicamente, essa habilidade reduz custos para a empresa que preferirá dar destaque a este Analista de TI diferenciado do que contratar um profissional que faça esse intermédio e poderá focar-se em assuntos críticos de negócio. O profissional com essas habilidades consegue mostrar um valor maior no que desenvolve. Não adianta querer aplicar uma ótima solução para um problema que o cliente não tenha, por isso, muitas empresas acreditam na importância dos conhecimentos técnicos adquiridos para conhecer melhor os aspectos técnicos dos produtos que promove e ter a linguagem necessária para se comunicar de maneira transparente com o cliente.
Por fim, ser a estratégia de resultados da empresa!
A área de Tecnologia da Informação deixou de ser apenas uma área de suporte operacional e se tornou um setor-chave estratégico para os negócios de quaisquer empresas, e o analista de TI deve se dar conta desta responsabilidade. Obviamente, não é um “apertar de botão” que irá diferenciar um bom analista da concorrência, mas sim, o entendimento da estratégia como um todo e a assertividade da atuação a fim de promover soluções viáveis que contribuam no diferencial competitivo.
Como a Unirede pode auxiliá-lo nesta caminhada em busca de resultados?
A Unirede possui duas vertentes de negócio: Unirede Soluções Corporativas e Unirede Treinamentos. Ambas auxiliam profissionais de TI que buscam o direcionamento estratégico.
A Unirede Soluções Corporativas é peça chave para as empresas que buscam apoio no monitoramento, operação, suporte e administração de seus ambientes de TI. Diante de uma qualidade de atendimento amplamente reconhecida pelo mercado o profissional de TI contratante inicia uma rotina de gestão de contrato e controle de resultados, desta forma, inicia-se uma rotina de gerenciamento e abre espaço para a qualificação necessária para estar próximo da área estratégica do seu negócio.
A Unirede Treinamentos é a responsável por formar os melhores profissionais na área de monitoramento do negócio que possuem referência no conceito de monitoramento em camadas, este conceito ampara toda a hierarquia da empresa (operacional, tático e estratégico). Aprenda sobre tecnologias Open Source e como elas podem auxiliar o seu negócio a prosperar. Clique aqui e veja os treinamentos que disponibilizamos para você.