Pois é, depois de quase 6 anos de parceria com a ZABBIX SIA e a caminho da segunda ZABBIX Conference surge o BLOG da Unirede. O foco é, sem dúvida, falar sobre nossa atuação como usuários avançados do ZABBIX e, com isso, trazer mais informações para a comunidade sobre essa plataforma que cresce a cada dia. Os números do Google Insights são reveladores. Se criamos um filtro por país (Brasil, Japão, etc) fica claro o interesse crescente dos usuários pelo ZABBIX em cada região.

 

Fomos ‘apresentados’ para o ZABBIX (alô Raphael Roitman) em meados de 2005 ainda nas versões 1.1-BETA, a ZABBIX SIA estava iniciando os serviços de ‘Suporte Comercial’ para a plataforma criada pelo Alexei (é verdade que nesse momento a ZABBIX SIA era somente o próprio Alexei). Naquele momento muita coisa ficou clara para nós da Unirede que vivemos no ‘mundo dos NOCs’ desde 1994. O ZABBIX estava no caminho que nossa operação idealizava como o adequado para ambientes distribuídos. Desde então passamos a acompanhar de perto  o desenvolvimento do software. No início uma instalação do ZABBIX não era tão simples quanto hoje, o software era desconhecido e existiam ‘players’ de peso no mundo OpenSource e toda a força existente no lado do ZABBIX era do bravo Alexei desenvolvendo um software que ele idealizava como adequado para o monitoramento de infraestrutura de TI.

Não chega a ser uma grande novidade mas o Alexei Vladishev era ‘Administrador de Sistemas’ em uma instituição financeira na Letônia (ou Latvia como alguns preferem) e decidiu criar ‘alguns scripts’ para ajudar no monitoramento de bancos SYBASE. Bom, daqui para a frente é a velha história que conhecemos de muitos softwares OpenSource: o cara não consegue se adaptar aos softwares existentes no mercado e resolve ‘inventar uma nova roda’, pois a roda inventada pelo Alexei lá no distante 1998 hoje está presente em empresas privadas e pública nas mais variadas áreas de atuação (varejo, comunicação, saúde, insurance, financeiro, etc) espalhadas pelo mundo.

E aqui no Brasil ? Bom, aqui a conversa não foi muito diferente: o desafio era colocar na cabeça das pessoas um novo nome, uma nova abordagem para uma plataforma de monitoramento. Aqui por nossas bandas algumas grandes (no tamanho e na coragem de optar pelo novo) empresas  ‘mergulharam’ no mundo do ZABBIX e, desde os primeiros momentos, perceberam o valor da plataforma para os seus ambientes operacionais. Sem dúvida os projetos e treinamentos realizados em empresas como DATAPREV, SERPRO, Petrobras e Lojas Renner ajudaram e serviram de modelo para que novos usuários buscassem informações sobre a plataforma que estava surgindo em nosso quintal.

Tudo isso para dizer que é gratificante ver o resultado do esforço do Alexei, e perceber que muitos embarcaram na nau da transformação que ele propos. É gratificante encontrar no saguão de um hotel em Riga alguém do Brasil e outro alguém do Japão … certamente nos próximos dias encontraremos outros membros ativos da comunidade que seguiram o mesmo rumo que nós da Unirede e irão para Riga não somente em busca de novidades mas támbem para prestigiar o evento que  logo estará ocorrendo no Brasil.