Com a volta dos eventos presenciais no período pós-pandêmico, me senti muito animada, onde tive a alegria de representar a Unirede no primeiro Zabbix Meetup Bogotá. O encontro ocorreu em Bogotá no último dia 06/09, organizado pelo querido time da empresa colombiana, Imagunet.

A oportunidade foi, sem dúvida excelente para troca de experiências, exposição de cases bastante interessantes. O evento Zabbix Meetup Bogotá trouxe a união de especialistas no uso da solução, bem como pessoas que estão aprendendo ou buscando soluções que podem ajudar na gestão de TI de suas empresas. 

O que mais me impressionou foi presenciar tanto entusiasmo, curiosidade e muitos olhos brilhantes falando de seus desafios e do quanto estão tendo êxito ao transpô-los com criatividade no uso dessa ferramenta tão flexível e potente, conseguindo reduzir custos e ganhar eficiência nos seus times, motivei-me a tomar notas para compartilhar com quem não teve o privilégio de estar ali.

AS APRESENTAÇÕES EM ZABBIX MEETUP BOGOTÁ 

O evento foi aberto com as boas vindas do time Imagunet, logo passando a palavra para o Luciano Alves, CEO da Zabbix LatAm, que falou sobre a importância do monitoramento, enfatizando principalmente a necessidade de termos a visão de qual está sendo a experiência dos usuários e dos serviços prestados, numa visão holística de tudo o que compõe os serviços (desde infraestrutura, aplicações, APIs, bem como as ações propriamente ditas que são executadas pelos usuários no uso das soluções).

“Ninguém quer saber se um ‘switch’ está feliz… o foco tem que ser nas pessoas e como está sendo sua experiência no uso das soluções”, declarou Luciano, enfatizando que o monitoramento é um excelente aliado para que tenhamos essa visão com indicadores das distintas camadas estratégicas, táticas e operacionais dos negócios. Trouxe também várias demonstrações e cases do quanto o downtime dos serviços pode gerar inúmeros prejuízos financeiros e para a reputação das marcas, se a saúde e disponibilidade dos ambientes não for encarada com seriedade devida. Além de dar visibilidade das super novidades que vêm pela frente no lançamento das próximas versões do Zabbix, comentou também dos ganhos potenciais que essas novas funcionalidades podem trazer para as empresas: “precisamos usar a Tecnologia para apoiar as pessoas, e não o contrário”, declarou ao comentar o quanto a solução está investindo na simplificação do uso, de forma que o foco possa estar voltado aos resultados que podem ser potencializados com as informações em tempo real, para tomada de decisão.

ROADMAP ZABBIX

Para quem não conhece ainda o roadmap do Zabbix, vale acessar na íntegra, que está bastante interessante, trazendo novidades como APM, console única de alertas, correlação mais potente de eventos, dentre tantas novidades que podem ser consultadas aqui.

MONITORAMENTO DE DESEMPENHO DE APLICAÇÕES

Na sequência, foi a vez do Carlos Ortega, Diretor de Engenharia de Imagunet, falar um pouco sobre Monitoramento de Desempenho de Aplicações no Zabbix Meetup Bogotá. Ele foi demonstrando como é possível já usar o Zabbix para tal fim, através do monitoramento da experiência do cliente, dependência de aplicações, chamadas externas que possuem sujeição para o serviço prestado, associando também às métricas de infraestrutura – tudo isso pôde ser visto nas visões finais que podemos ter, fim a fim, explorando efetivamente as principais funcionalidades presentes ainda na versão 6 do Zabbix.

CASES DE SUCESSO NO UNIVERSO ZABBIX

Trazendo um pouco da visão das Telcos, tivemos dois convidados especiais, que foi o Jairo Diaz (Especialista Serviços AIOPS, Telefónica Colombia) e Edwin Molina (Líder Técnico da Azteca Comunicaciones).  Essas foram muito interessantes, principalmente por que foram dois cases de grandes empresa que entraram no universo do Zabbix com o objetivo de buscavam uma ferramenta potente, que fosse escalável e segura para o monitoramento dos seus ambientes, trazendo também muito da visão da qualidade do serviço prestado diretamente para os seus clientes. Nessa jornada, ambos comentaram, igualmente, do quanto foi possível substituir múltiplas e distintas ferramentas que eram usadas para o mesmo fim, consolidando a visão no Zabbix, tendo enorme ganho de eficiência operacional dos times. E, claro como a redução importante de licenciamento de software. Como ponto chave, ambos reforçaram também a importância de terem bons aliados na busca dos seus objetivos, utilizando como consultores e apoio na montagem da estratégia os parceiros certificados, trazendo segurança, estabilidade e experiência à jornada que os times se dispõem a perseguir.

TIMES EFICIENTES COM ZABBIX

Na Telefónica Colômbia, foi demonstrado no Zabbix Meetup Bogotá, o ganho de eficiência que o time está tendo, usando o Zabbix como motor AIOPS na sua operação. Utilizado como ferramenta de automatização, self-healing e gestão da capacidade dos ambientes, processando +10TB de dados, +2K sensores e +100 automatizações para auto remediação dos serviços. E, contando como usam a experiência dos times no tratamento dos incidentes na solução, através de regras de negócio que contribuem na disponibilidade dos serviços, recategorizando sua infraestrutura de forma automatizada, e usando o Zabbix com machine learning, para que os ambientes aprendam de forma supervisionada as causas prováveis dos problemas, sua capacidade através de indicadores preditivos, aplicando já as soluções baseadas no comportamento histórico dos eventos.

AMBIENTES SEGUROS COM ZABBIX 

Já a apresentação do Edwin Molina, da Azteca Comunicaciones, focou na experiência que tiveram no ambiente. Realçando o valor dos dados na corporação, com foco cada vez mais no uso do Zabbix não só para o monitoramento dos ambientes e negócio, mas também tendo seus reports e dashboards como entregáveis para os clientes finais do seu serviço. Como ISP, através de dashboards de disponibilidade de serviço. Desde que implantaram, seu foco principal era escolher uma solução pela escalabilidade e segurança, e encontraram no Zabbix um resultado com potencial que não veem os seus limites até então, atendendo plenamente todas as necessidades da companhia. Possuem por volta de 10K dispositivos monitorados, e por estarem presentes em mais de 900 municípios, sendo alguns em zonas remotas e/ou com situações de vandalismo, é muito necessário monitoramento muito além da simples infraestrutura e ambiente. O objetivo é que os sensores ajudem a tomar ações rápidas, que se identifiquem quando abriram as portas de seus armários, quando alarmes foram acionados, tempo de carga de baterias. E, com isso para que se tenha tempo de atuação antes mesmo que se gere indisponibilidade nos ambientes, como alguns dos exemplos citados, de forma que sejam dados rápidos encaminhamentos a incidentes de tal natureza.

ZABBIX SUMMIT ONLINE E GRATUITO

Com isso eu deixo meu recado, fiquem ligados nos próximos eventos, já destaco aqui para os próximos meses o Zabbix Summit, que é o maior evento falando sobre usos extraordinários em muitos cases distintos de negócio do uso da solução, reunindo especialistas e parceiros de todas as partes do mundo. No 10º aniversário do evento, ocorrendo nos dias 07 e 08 de outubro, em Riga (Letônia), com transmissão online e gratuita.

UNIREDE MARCARÁ PRESENÇA NO ZABBIX FORUM MÉXICO

Em 01 de dezembro de 2022, teremos também o Zabbix Forum México, que reunirá o pessoal da América Latina nesse evento que será de apenas 1 dia, presencial, mas sem transmissão online. A Unirede é patrocinadora dos dois eventos, estando presente mais uma vez, levando conteúdo, experiência e estimulando a troca de informações que enriqueçam ainda mais o conhecimento de toda a comunidade. Aproveito também para animá-los a acompanhar nossos canais, webinars e conteúdos periódicos, para apoiar e fortalecer ainda mais a comunidade no uso dessa solução.

O Zabbix Meetup Bogotá foi um evento e tanto, e estaremos de volta com mais contribuições dos próximos eventos. Nos acompanhem e participem!