No mes de Abril/2013 a Unirede realizou o primeiro treinamento oficial (certificação) ZABBIX em Buenos Aires na Argentina. Essa frase solta não nos traz muita curiosidade, mas o que importa nesse cenário é o caminho até que esse evento ocorresse.

Já é bastante batido o assunto de que o ZABBIX está cada vez mais fortalecido e utilizado em empresas privadas e públicas. Nesse treinamento tivemos a participação de empresas de 3 (três) países da America Latina: Argentina (é claro), Uruguai e Chile. E as empresas ? Bem, as empresas eram de diversos setores e com diversos interesses:

O mais impressionante foi perceber que, fora o Brasil, o ZABBIX não está muito difundido entre as empresas de tecnologia. Aqui podemos ter uma questão cultural interferindo, visto que no Brasil o nosso governo federal (e alguns estaduais) tem buscado alterantivas no OpenSource para atender as demandas internas e me parece que isso ainda não ocorre nos países vizinhos (ao menos não aos olhos e ouvidos dos participantes do treinamento). A Unirede já atuou em diversas empresas do governo com treinamentos, implantações e suporte ao ZABBIX. As maiores do governo (SERPRO, Caixa Econômica Federal, Petrobras, etc) fazem uso do ZABBIX de alguma forma e/ou para propósitos específicos e em todas elas é bastante claro que o movimento, em busca de uma alternativa OpenSource, ocorreu por determinação da diretoria e/ou superintendêmncia.

Alias, o ‘propósitos específicos‘ também chamou atenção no treinamento que ocorreu na Argentina. Os participantes do Gupo GTD (www.grupogtd.com) estavam utilizando o ZABBIX para o monitoramento de ‘Linhas de Transmissão de Energia‘, ou seja: já não estamos falando somente em monitoramento de infraestrutura de TI. Aqui no Brasil, e nos projetos em que a Unirede participa, não é novidade o monitoramento de equipamentos mecânicos (não eletrônicos) com o ZABBIX, já temos experiência com o monitoramento de bomba d’agua, escada rolante, portão de garagem e outras coisas nessa mesma linha … mas linha de transmição de energia foi uma novidade.

No geral o que ficou claro é a existência de um espaço grande para o crescimento da plataforma ZABBIX nos países da America Latina. E nesse cenário, juntamente com a ZABBIX SIA e outros parceiros,  a Unirede vem buscando formas de viabilizar um evento (nos moldes da ZABBIX Conference) aqui no Brasil e, desde a nossa estada no país vizinho, entendemos que esse evento também deveria atender nossos irmãos da America Latina. Ao que tudo indica (99% de chances) o ‘evento teste’ irá ocorrer esse ano junto a Latinoware. A ZABBIX SIA já confirmou a presença do Alexei e a Latinoware já cedeu  espaço na grade das palestras. Estamos trabalhando nos últimos detalhes e em breve teremos novidades sobre o ‘Primeiro Encontro Latino do ZABBIX‘ e, muito provavelmente, nos próximos anos, tenhamos uma ‘ZABBIX Conference LatAm‘.

Para não perder a oportunidade deixo aqui a foto oficial do treinamento na Argentina. A cada novo treinamento nascem novos amigos.

 

Treinamento_oficial_ZABBIX_argentina

Participantes do Treinamento Oficial ZABBIX na Argentina